Jorge Martins Filho's profile

Livros do Tombo | Mosteiro de São Bento


A COLEÇÃO DE LIVROS DE TOMBO DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA
A coleção de Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia é formada pela reunião de um conjunto documental que remonta à construção do patrimônio do cenóbio beneditino baiano do século XVI ao XX

As expressões “Livros do Tombo” e “Tombamento” são oriundas do Direito Português, para o qual a palavra “tombar” significa: inventariar, arrolar ou inscrever nos arquivos do Reino. Estes livros eram guardados na Torre do Tombo, em Lisboa. Assim sendo, de modo geral, o “Livro de Tombo” especifica o livro de registro, em que são compilados os documentos que atestam os bens pertencentes a uma dada instituição.

Os Livros do Tombo estão acondicionados no Arquivo Histórico do Mosteiro, que, junto com a Biblioteca e o seu Centro de Documentação e Pesquisa do Livro Raro Dr. Norberto Odebrecht, são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A importância histórica, social e cultural da coleção dos Livros do Tombo do Mosteiro de São Bento da Bahia fez com que ela fosse nominada pela UNESCO como patrimônio da Memória do Mundo.

Fui responsável pela criação do projeto gráfico e pela coordenação do processo de editoração dessa coleção de livros, de tanta importância histórica para pesquisadores do mundo todo.


Livros do Tombo | Mosteiro de São Bento
Published:

Owner

Livros do Tombo | Mosteiro de São Bento

Published: